Tribuna da Câmara de Orleans foi destaque da reunião do dia 26 de agosto

Os vereadores da Casa Legislativa subiram a tribuna, na Sessão desta segunda-feira, dia 26, para explanação de seus trabalhos, sugestões e elogios à Administração Municipal de Orleans.

O Vereador Antônio Dias André (Geada) foi o primeiro a parabenizar a Prefeitura pelo belíssimo trabalho de preparação da cidade para as festividades em comemoração aos 106 anos do Município de Orleans: “É um trabalho importantíssimo de administração municipal no que diz respeito à espera para o dia do aniversário. A entrada da nossa cidade está linda, então nós temos a vontade de dizer: Parabéns Orleans! Parabéns Administração! Parabéns a todos nós que fazemos parte da comunidade orleanense”. Geada também parabenizou o Diretor Sandro De Pieri pela passagem de seu aniversário, agradecendo seus trabalhos, mencionando também o Coral Italiano Stelle Alpine que também se encontra de aniversário

O Vereador Edson Ribeiro também fez uso da tribuna para falar sobre seus trabalhos como vereador, e expressou seus agradecimentos ao Prefeito Jorge Koch, pela realização dos trabalhos que por ele foram solicitados e atendidos.

Na ocasião Vereador Oswaldo Cruzetta parabenizou o Prefeito pelos trabalhos, e a todos os orleanenses por todo empenho e dedicação nesses 106 anos. “Em nome do Prefeito que hoje comanda o nosso município, deixo o registro de reconhecimento de trabalho pelos 106 anos de Emancipação Político-Administrativa do nosso município, até porque hoje é a última sessão que teremos antes da comemoração de sexta-feira dia 30, onde nossa cidade está completando 106 anos”.

Em sua fala a tribuna, a Vereadora Mirele Debiasi iniciou sua participação parabenizando o Diretor pelo seu aniversário: “continue sendo esse cara comprometido, esse cara que leva a Câmara tão a sério e faz seu trabalho com dignidade”. As parabenizações ao município se estenderam, sendo mencionadas nos meios de comunicação e na Alesc, segundo a vereadora.

Na oportunidade, a Vereadora Mirele informa a todos sobre mais uma limpeza que será realizada nos rios e encostas, com os caqueiros do MOV. “ Passamos mais de 3 horas no rio, fazendo um levantamento do que vai ter de lixo e também vendo a situação do nosso rio, porque vão vir muitos caiaqueiros de fora da cidade que não conhecem o trecho do nosso rio”.

Mirele, aproveitando a ocasião, faz o convite a todos os orleanenses para se juntar a eles na limpeza, que iniciará na Barra do Rio Novo neste Domingo, dia 1, a partir das 07h30min. Ela acrescenta que às 11:30 da manhã de domingo, chegarão até a rodoviária, onde estão acontecendo as festividades em homenagem ao município, para mostrar às pessoas todo o lixo que é retirado, com o intuito de conscientização da população para que o lixo não seja mais jogado nos rios.. Finalizando, a vereadora agradece o apoio da SAMAE, FAMOR, Prefeitura Municipal e a todos os envolvidos para essa ação que está sendo realizada na cidade.

Nesta noite, o Vereador Udir Luiz Pavei também fez o uso da palavra parabenizando a comunidade da Taipa pelo almoço de incentivo a piscicultura. “É uma atividade que vem crescendo e reebendo o apoio do Governo Federal”. Finalizando, o vereador também comentou a possibilidade de utilizar o peixe na merenda escolar, trazendo alimentação saudável aos estudantes.

O Vereador (Presidente) Hildegart T. Dorigon, na tribuna, parabenizou os trabalhos de infraestrutura realizados pela equipe de Euclides Pilon e Rodrigo Vieira, do dia 19 a 23 de agosto, no Bairro Nova Orleans.

Os agradecimentos do Vereador Jair Guizoni foram expostos na Sessão: ele gratificou a Câmara de Vereadores pela oportunidade e acolhida, no momento em que encontrasse substituindo, o Vereador (Secretário) Valentim Bardini na Casa Legislativa. “Fiquei muito feliz, fui muito bem acolhido por todos”.

Ordem do Dia:

Na oportunidade, foram aprovados por unanimidade:  

  • PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº 004/2019 – Dispõe sobre as ‘indústrias limpas’ – programa de incentivo a implementação de novos empreendimentos voltados a tecnologia e inovação e altera dispositivos da Lei Complementar nº 1.923/2005 – código tributário municipal – Autoria: Poder Executivo.
  • PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº 0006/2019 – Altera dispositivos da Lei Complementar nº 1.529  de  24 de maio de 2000. – autoria: Poder Executivo.

Indicações:

  • Indicação nº 0068/2019 – “Que seja encaminhado ofício ao DEINFRA solicitando a implantação de um trevo alemão na Rodovia SC 108 acesso ao Loteamento São Jerônimo, mais precisamente no acesso a Rua Bartier Scremin”. Autoria: Vereador Hildegart Thessmann Durigon – PSDB.
  • Indicação nº 0069/2019 – “Que o legislativo elabore Projeto de Lei para transformar de utilidade pública a Associazioni Veneta Di Orleans e Regione”. Autoria: Vereador Hildegart Thessmann Durigon – PSDB
  • Indicação nº 0070/2019 – “Que o Legislativo faça homenagem a Gustavo Laurentino Galvani, menino de 12 anos, que nasceu sem os membros superiores e atualmente é vice campeão Brasileiro de Xadrez e vai tentar quebrar o recorde mundial de montagem de cubo mágico com os pés.”. Autoria: Vereadora Mirele Cruz Debiasi – PSDB”.

Por: José Luiz Madeira | Voz Livre
Colaboração: Milla Flores
Foto: Alessandro Reis