Temporada da tainha começa quarta-feira no Litoral de Santa Catarina

No ano passado, foram estabelecidas cotas de captura da tainha como proposta de evitar a sobrepesca e assim manter a sustentabilidade do pescado.

A partir desta quarta-feira está aberta a temporada da pesca artesanal da tainha no Litoral de Santa Catarina para embarcações não motorizadas. Para barcos maiores, com motor, que usam rede de emalhe, será a partir do dia 15 de maio.

A pesca industrial ainda segue sem data definida para abrir, pois em 2018 as embarcações catarinenses ultrapassaram a cota de pesca.

No ano passado, foram estabelecidas cotas de captura da tainha como proposta de evitar a sobrepesca e assim manter a sustentabilidade do pescado. Elas foram estabelecidas com base em dados científicos, para as frotas artesanal e industrial do Estado.

A proposta, apresentada pela Ong Oceana, ajudou a resolver um impasse que comprometia o futuro da espécie e da atividade.

A portaria que definiu o ordenamento da pesca no ano passado explicita que, caso as cotas fossem excedidas, o montante excedente deveria ser descontado do valor da cota no ano seguinte. Durante a safra, a frota artesanal se manteve dentro do limite definido. No entanto, a frota industrial ultrapassou a cota de captura com uma produção 114% acima do limite.

Por: José Luiz Madeira | Voz Livre                                                                                Fonte: SulInfoco