Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans desta segunda-feira (16), investimentos na saúde foi o tema principal.

A saúde do Município de Orleans foi o assunto principal na 31ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans desta segunda-feira (16).

Inicialmente, a vereadora Mirele Debiasi trouxe informações sobre os problemas relacionados à saúde e levantou questionamentos sobre o assunto. “Nós, como voz da população temos que ver uma forma de auxiliar, de acelerar este processo. Nosso município está investindo muito mais do que a lei obriga. Então se nós investimos mais, porque não estamos vendo resultado se está se investindo em torno de 23%?”

Os vereadores Udir Luiz Pavei e o vereador Paulo Canever também comentaram sobre o assunto, questionando sobre a porcentagem dos investimentos em saúde, bem como a forma que está sendo investido.

O vereador Udir questiona também sobre verbas utilizadas em publicidades. Quanto a isso, o presidente Hildegart T Durigon comenta que é realizado publicidade institucional e fora disso seria promoção pessoal.

O Vereador Valentim Bardini Sobrinho também mencionou sobre a saúde, solicitando a vereadora mais explicações sobre o caso especifico trazido a tribuna por ela: a vereadora esteve no Ministério Público com uma moradora do município, que após fazer uma cirurgia a alguns meses, ainda aguarda retorno. Segundo a vereadora, o retorno é feito através da regulação e não agendado no consultório conforme comentado pelo mesmo.

Udir ainda comentou sobre problemas de abrigo de ônibus na Rua Laudi Felisbino. Em relação a o referido assunto, o vereador Antônio Dias André esclarece que este pedido solicitado a cerca de 15 dias ainda não foi possível atender, mas que será realizado.

O Vereador Lucas Mattos Gonçalves também levantou assuntos relacionados à saúde na tribuna. Ele sugere que seja feito um mutirão para que as filas possam ser zeradas procedimento já realizado também em outros municípios. “Acredito que nossa prefeitura, que hoje já repassa esses 23% para a saúde, tem condições de dar esse atendimento pra nossa população. Então estamos fazendo esta indicação e pedindo desde já o apoio oportunamente dos colegas vereadores”.

A vereadora Edite Z. Righetto falou sobre sua presença na assinatura de ordem de serviço da execução da reforma do Centreventos Galliano Zomer, parabenizando a esta nova execução. “Ficamos muito satisfeitos com o que vimos, e o Centreventos Galliano Zomer ficará muito bonito, no espaço poderão ser realizados eventos de diferentes portes, como congressos, palestras, intercâmbios e colação de grau, exposições e feiras. Será iniciada na próxima segunda-feira”.

Ordem do Dia

Projeto de LEI PE nº 0044/2019 – cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – CMDE e institui o Fundo Municipal De Desenvolvimento Econômico – FMDE e dá outras providências. – Autor(es): Poder Executivo

PROJETO DE LEI PE Nº 0045/2019 – ANULA DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA E ABRE CREDITO SUPLEMENTAR. – Autor(es): Poder Executivo

Indicação nº. 0074/2019 – Autor(es): Pedro João Orbem
”  Que o Executivo faça a implantação de uma linha de ônibus ida e volta, uma vez por semana para atender os seguintes roteiros: 01 – Três Barras, Curral Falso, Brusque, Rio Laranjeira, Ponte Preta, Orleans; 02 – Orleans, Rio Novo, Rio Carlota, Barracão, Vila Nova, Rio Belo; 03 – Rio das Furnas, Rio Pinheiros Alto, Rio Pinheiros Baixo, Taipa, Orleans.”

Indicação nº. 0075/2019 – Autor(es): Lucas Mattos Gonçalves
“ Que o executivo através da secretariaria de saúde, realize um programa de mutirão para zerar a fila de espera para consultas com especialistas e exames.”

Indicação nº. 0076/2019 – Autor(es): Edite Zomer Righetto
” Que o Executivo faça a restauração dos corrimões da Escadaria que liga as Ruas Barão do Rio com a Aristiliano Ramos, no centro da cidade.”

Indicação nº. 0077/2019 – Autor(es): Hildegart Thessmann Durigon
” Que o Executivo através da Comissão de Trânsito faça a colocação de uma lombada na Rua Antonio da Silva Cascaes, em frente ao Cartório Eleitoral (Ponto de Referência), bem como uma faixa de pedestre elevada, em frente a Maçonaria (apenas referência) na mesma Rua no sentido contrário.”

Indicação nº. 0078/2019 – Autor(es): Mirele Debiasi
“Que o Legislativo faça uma Moção de Aplauso e Reconhecimento a Sra. Nilza Machado Agostinho, a mulher mais idosa do Município com 106 anos de idade.”