São Ludgero terá uma representante na 16ª Conferência Nacional de Saúde

Jessika Pires dos Santos, de São Ludgero, integrará delegação do Estado que participará da 16ª Conferência Nacional de Saúde

A usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), e conselheira titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Ludgero, Jessika Pires dos Santos, durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde, realizada entre os dias 4 e 6 de junho, em Florianópolis, foi escolhida representante da região e integrará a delegação do Estado de Santa Catarina, na 16ª Conferência Nacional de Saúde que acontece de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

Uma Conferência de Saúde é um espaço democrático de construção da política de saúde. Um encontro em que representantes do governo, profissionais da saúde, movimentos sociais e a comunidade em geral reúnem-se para discutir a saúde das pessoas e a situação do sistema de saúde da população.

De acordo com o médico sanitarista Gilson Carvalho, um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o objetivo de uma Conferência de Saúde é melhorar a saúde das pessoas, confirmar o correto, modificar o errado e construir o novo.

O tema principal este ano é “Democracia e Saúde”, com os eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento. Representado São Ludgero, participaram da Conferência Estadual, na condição de usuários Dalvan Frontini e Jessika Pires dos Santos, de trabalhador da saúde Josiane Momm e gestão Maria Madalena Beltrame. A Secretária de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, participou na condição de ouvinte.

Por: José Luiz Madeira | Voz Livre
Fonte: Assessoria de Comunicação Município de São Ludgero