São Ludgero receberá prêmio por destaque na coleta de esgotamento sanitário

Em março de 2018, São Ludgero alcançou o status de ser a primeira cidade de Santa Catarina a ter 100% do esgoto tratado na área urbana e rural.

São Ludgero receberá nesta terça-feira (17), uma premiação que destaca o comprometimento do município no saneamento básico. Representantes do município também participarão do painel de debates “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – 2019”, juntamente com Rondonópolis – MT e Hortolândia –SP, na categoria pequenos e médio municípios.

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, premia as principais cidades e agências reguladoras que obtiveram sucesso em saneamento básico no Brasil durante os últimos anos, como foco nos municípios do Ranking do Saneamento, e em cidades menores, que apresentam bons índices de coleta e tratamento de esgoto.

O evento acontece dia 17 de setembro, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI), na Rua do Rosário, 700, centro de Piracicaba (SP) das 08:15h às 12h.

Esta iniciativa de destacar exemplos positivos de gestão e regulação nos serviços de esgotamento sanitário tem como objetivo central valorizar os esforços das cidades que investem constantemente para garantir esses serviços básicos para população, garantindo assim a melhoria de qualidade de vida.

Tanto os prefeitos convidados, e diretores das agências reguladoras, irão debater sobre os esforços realizados pelos municípios que os fizeram atingir essa performance destacada. Após a participação na mesa de debates, os representantes municipais e das agências reguladoras recebem um prêmio do Instituto Trata Brasil.

Ranking do saneamento das cidades maiores

O Instituto Trata Brasil, também divulgou a lista das 100 Maiores Cidades do Brasil, dessa vez com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

O relatório do Ranking aponta Franca-SP, em primeira colocação, seguida por Santos-SP em segunda, e Uberlândia-MG em terceira. Santa Catarina a melhor colocada foi Florianópolis, e mesmo assim aparece apenas na 52ª posição. Das 100 melhores colocadas, SC tem apenas três municípios, além de Florianópolis, Blumenau 67º e Joinville 75º.

Por: José Luiz Madeira | Voz Livre