Orleans coloca o município na rota cervejeira

O mercado de cervejas artesanais no Brasil tem obtido números surpreendentes nos últimos anos.

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam a existência de mil fábricas no país. Somente em 2019, foram 111 novas cervejarias do segmento autorizadas em 150 dias, uma média de 22 ao mês. O crescimento é evidente se comparado ao ano de 2009, quando havia 255 indústrias ativas. Em dez anos, este número é de quase quatro vezes mais.

Acompanhando esta tendência está o município de Orleans. Ao todo, estão instaladas 121 cervejeiros artesanais que fabricam a sua própria cerveja, duas marcas consolidadas no mercado, e mais dois cervejeiros ciganos (quando os profissionais levam as próprias receitas para produzir em outras cervejarias). De olho nestes números expressivos, o objetivo é consolidar o município na rota estadual de produção cervejeira com a realização do III Festival da Cerveja Artesanal.

O Departamento de Cultura está lançando a festa Cultural e apresentando o Memorial “Orleans hoje”, às 17h, no hall da Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Terá degustação de cervejas artesanais, mostra de produtos coloniais e apresentação da programação que integra o 106º aniversário de emancipação política e administrativa do município.

Por: José Luiz Madeira | Voz Livre
Fonte: Diário do Sul