Fundação Hospitalar Santa Otília presta contas na Câmara de Vereadores de Orleans

Conforme solicitação, através de Ofício encaminhado à presidência da Câmara de Vereadores, o Legislativo Orleanense recebeu nesta segunda-feira (10),  a presidente da FHSO, Ana Suzerli Gava Savio; o contador Marcos Volpato Lubavem e o auditor Marcio Redivo Zamprogno para a apresentação do resultado do balanço contábil do ano de 2018.

A presidente da Fundação, ressaltou os projetos que estão em andamento na fundação como, o convênio amigos do Hospital, implantação da ala geriátrica e demais melhorias, visando o objetivo de geração de receita para quitação de dívidas antigas, bem como a resolução de pendência no setor jurídico.

Suzerli também acrescentou que uma grande parte das contas já foram pagas por meio de acordos, descontos, renegociações e parcelamentos; e agradeceu o apoio dos vereadores em aprovar as demandas que beneficiam o Hospital, entre elas, o repasse de verbas ao serviço de Pronto Socorro e sobreaviso de médicos nas suas mais variadas especialidades.

Outro assunto relevante discutido nesta sessão a respeito da saúde no Município de Orleans foi a falta de médicos em algumas Unidades de Saúde (postinhos), e demora no atendimento especializado à população.

De acordo com a Vereadora Mirele Debiasi, alguns médicos foram convocados, porém não possuíam habilitação necessária para exercer a função no momento, apesar de terem passado em concurso público.  Ela frisa que no momento existem 7 profissionais aptos para atendimento médico à população. No entanto, para que isso seja possível, seria necessário um TAC – Termo de Ajuste de Conduta – para a convocação. Um esclarecimento melhor sobre o assunto será solicitação à Secretaria de Saúde.

Fizeram uso da tribuna os Vereadores:
Udir Pavei, Berenice Bernardo Durante, Antônio Dias André, Rodinei Pereira, Mirele Debiasi, Valentim Bardini Sobrinho, Paulo Canever e Lucas Librelato.

 Ordem do dia:

Indicação nº. 0044/2019 – Autor(es): Paulo Canever e Osvaldo Cruzetta
“Indicar ao Executivo Municipal o asfaltamento da Rua João Pacheco dos Reis, com recursos do programa Finisa ou próprios da Administração Pública Municipal”.

Indicação nº. 0045/2019 – Autor(es): Berenice Bernardo Durante
“Que o Executivo através da Comissão de Trânsito, faça uma faixa elevada na Rua Hugo Carlos Claumann próximo ao Zé do X e uma faixa de pedestre na Rua Antônio da Silva Cascaes em frente a Igreja Assembleia de Deus”.

Indicação nº. 0046/2019 – Autor(es): Berenice Bernardo Durante
“Que o Executivo veja a possibilidade de fazer treinamentos semestrais em todas as creches e escolas do Município para atendimento e procedimento de primeiros socorros”.

Indicação nº. 0047/2019 – Autor(es): Paulo Cenever
“Que o Executivo faça a recuperação da ponte Luiz Orben e do ramal da estrada no Barracão”.

Indicação nº. 0048/2019 – Autor(es): Valentim Bardini Sobrinho
“Que o Executivo faça um reforço no sustentamento da ponte em Capivaras Baixo em virtude do trânsito pesado que por lá está trafegando”.

Indicação nº. 0049/2019 – Autor(es): Paulo Canever
“Que o Legislativo envie ofício ao DEINFRA para que recupere as muretas de proteção lateral da ponte localizada na Rodovia SC-108, próximo a Plaszom 2 e providencie a colocação de luminárias na ponte”.

Indicação nº. 0050/2019 – Autor(es): Antonio Dias Andrè
“Que o Executivo através da Comissão de Trânsito, faça uma faixa de pedestres em frente à Escola Barriga Verde”.

Correspondência Recebida:

Presidente do Lions Clube de Orleans informando sobre alteração da data de posse do novo presidente, para 27/06, no Orleans Tênis Clube.

Por: José Luiz Madeira
Colaboração: Milla Flores