Deputado Volnei busca soluções para resíduos urbanos e industriais

O deputado Volnei Weber visitou na ultima quinta-feira (21), a empresa Sync Eficiência, no distrito de São José, em Florianópolis, onde aconteceu uma apresentação do sistema de tratamento térmico de resíduos urbanos e industriais. O objetivo é buscar soluções para os problemas encontrados na área.

Acompanhado de autoridades dos municípios pertencentes ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM), o Deputado e os demais tiveram a oportunidade de conhecer a inovadora máquina TR2. Lançada em março do ano passado, ela é uma solução econômica e sustentável para lidar com os resíduos, além de produzir energia limpa.

“É uma grande saída. Temos que ser responsável em buscar alternativas diferentes, pois temos um grande problema nas mãos. Convidei as autoridades para discutir e achar uma solução, ou seja, uma saída para os problemas com o lixo’’, ressaltou o deputado.

Na TR2, os resíduos devem ser separados e tudo o que não for reciclável, exceto materiais metálicos, tóxicos ou radioativos, passa pelas câmaras de oxirredução, seguindo para o processo de filtragem tripla. Desse processo é resultante o calor, que é utilizado para aquecimento de água, secagem ou geração de energia. Os resíduos viram cinzas inertes que podem ser usadas como adubo ou na indústria de cimentaria ou até de pavimentação.

Uma máquina TR2 pode atender 10 mil habitantes. O Deputado Volnei Weber foi parabenizado pelas autoridades pela iniciativa. A ideia será levada aos demais prefeitos da Amurel.