Comissão aprova projeto do Deputado Volnei de exame de troponina em rede pública

O deputado Volnei Weber foi o relator do projeto, que foi aprovado com votação unânime.

A realização do procedimento de exame rápido de troponina cardíaca em pacientes da rede pública de saúde pode dar agilidade ao diagnóstico de infarto do miocárdio.

O procedimento é garantido pelo Projeto de Lei 136/2019, onde o deputado Volnei Weber foi o relator. O mesmo foi aprovado na manhã desta terça-feira (27) na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa.

O infarto do miocárdio causa a morte de cerca de 100 mil pessoas por ano no Brasil. A troponina é uma enzima encontrada no sangue e a medição de seus níveis é considerada o mais sensível marcador de lesão do músculo cardíaco.
‘’Quando fomos investigar, descobrimos que o custo desse exame fica em torno de R$ 5. Isso é muito pouco, considerando o benefício que vem trazer. Já deveríamos ter esse exame à disposição”, justificou Weber.

O relator do projeto na comissão, ainda destacou que isso dará dignidade, segurança e conforto para os pacientes. A votação foi favorável e unânime no plenário, mas antes disso, a iniciativa ainda precisa ser aprovada na Comissão de Saúde.

Por: José Luiz Madeira | Voz Livre
Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Volnei Weber
Foto: Agência ALESC