Católicos de São Ludgero celebram Corpus Cristy

Famílias, Pastorais, movimentos e população em geral desde de cedo iniciaram os trabalhos de confecção dos tapetes que percorreram o trajeto da procissão.

Na última quinta-feira (20), aconteceu a solenidade de Corpus Christi, um dos mais tradicionais eventos do calendário Católico, o “Corpus Christi, ou Corpo de Deus”, também já é tradição em São Ludgero. As famílias e os grupos de “leigos”, começam bem cedo a produzirem os tapetes, os temas e símbolos Cristãos foram mostrados através das artes por todo o percurso. O percurso foi em torno da praça da igreja matriz, “Praça Daniel Bruning”, a missa foi as 15h00min, e logo em seguida o cortejo seguiu pelos tapetes em festejo ao Corpus Christi.

Para o Pároco de São Ludgero, Padre Anselmo Buss, a celebração de Corpus Christi é dia santo, dia de preceito, e um dos quatros dias santos celebrado pela igreja no ano depois da reforma litúrgica, os outros são Imaculada Conceição, Natal e Ano Novo. “É a festa de corpo e sangue de Cristo, é uma maneira de Jesus ficar presente no meio de nós, está solenidade é a maneira como nós católicos demonstramos o amor, não só dentro dos templos, mas é a forma de como mostramos nosso amor a Jesus de maneira pública, nas praças e nas ruas”, ressalta Padre Anselmo.

Corpus Christi, é comemorado pelos Cristãos Católicos em todo mundo, e os primeiros enfeites de tapetes iniciaram na Holanda e em pouco tempo se espalharam pelo mundo. São dois grandes momentos que marcam a data, um é a confecção dos tapetes que é produzido pela comunidade católica na parte da manhã, e a outra é a celebração da missa e a procissão.

Por: José Luiz Madeira
Fotos: Juceli Loch