Câmara municipal de Orleans aborda assuntos do meio ambiente no município

Membros do MOV e Caiaqueiros trouxeram a público as ações realizadas pelos grupos, e as preocupações com o meio ambiente.

A integrante do MOV (Movimento Orleans Viva), Nádia Massuco, esteve na tribuna da Câmara de Vereadores de Orleans, na noite da última segunda-feira (17), para apresentar o resultado dos eventos e parcerias realizadas pelo movimento popular, que tem como objetivo a defesa dos bens naturais e oposição à exploração de carvão mineral no Município de Orleans.

Nádia também ressaltou a importância do apoio e ação de todos na luta pela preservação da natureza: “Cada um de nós, quanto habitantes deste planeta, temos que assumir a nossa responsabilidade por recuperar um ecossistema degradado e preservar as áreas intocadas, saudáveis, que ainda estão à nossa disposição”, ressalta Nádia.

A integrante ainda solicitou a colaboração de todos os orleanenses no abaixo assinado contra a implantação de uma mineradora de carvão mineral em Orleans. “Estamos com quase 1.500 assinaturas, mas precisamos aumentar e muito esse número, por isso contamos com o apoio de todos vocês”, declara a integrante.

Ainda no mesmo sentido foi destacado a ação realizada pelo MOV, no dia cinco de maio deste ano, juntamente aos caiaqueiros de Orleans e região, representado na ocasião por Gian Carlos Guinzane dos Santos, que teve como objetivo realizar a limpeza de cerca de 6 km das margens do Rio Tubarão.

Neste dia, foram retirados do rio partes de fogão, micro-ondas, ar condicionado, placa de propaganda, muito plástico, enceradeira, cadeiras, ferro, colchão, edredom, canos, o para-choque de um carro inteiro, além de muitos outros tipos de sujeira, totalizando mais de meia tonelada de lixo.

Os vereadores parabenizaram a ação, destacando-se Mirele Debiasi que esteve presente nos trabalhos de limpeza. A vereadora afirma que, diante da sua preocupação com a pouca reciclagem da população orleanense, deveria ser reforçada a importância na separação, destino e aproveitamento de cada tipo de lixo.

Subiu à tribuna também, a Vereadora Berenice Durante, para elogiar o trabalho que vem sendo feito pela Administração Municipal. Dentre eles, ela destacou:

  • Aquisição de um novo caminhão de lixo e um coletor;
  • Pavimentação da Rua Celso Mariot Paladini na Barra do Rio Novo;
  • Pavimentação da Rua Lourenço Ascari no Bairro Serraria;
  • Construção de uma nova Unidade Básica de Saúde no Bairro Coloninha;
  • Pavimentação na Rua Samuel Ghizi e Rua João Fermino André no Distrito de Pindotiba;
  • Execução de Terraplanagem no Bairro Nova Orleans;
  • Quadra coberta em Brusque e Escola Otto Pfutzenreuter, na Barra do Rio Novo e Rua Tito Carvalho no Oratório;
  • Reforma e ampliação da Creche Flávio Bússolo;
  • Execução de Iluminação Pública.

Ordem do dia:

Indicação nª 0051/2019 – Autor(es): Rodinei Pereira
“Que o Executivo faça a manutenção e reforma dos mata burros nos ramais do Distrito de Pidotiba e Palmeira Baixa. Nos ramais do Morro do Gato no acesso a família Duarte, próximo à escolinha da Taperinha, no ramal que dá acesso à família do Senhor Rômulo Furlanetto e família do Senhor Vilmar Cancelier na Varginha”

Indicação nº 0052/2019 – Autor(es): Rodinei Pereira
“Que a Secretaria da Agricultura faça a limpeza com escavadeira hidráulica numa vala de esgoto a céu aberto que passa por dentro do terreno do Senhor Rômulo Freitas no Distrito de Pindotiba”

Indicação nº 0053/2019 – Autor(es): Berenice Bernardo Durante
“Que o Executivo providencie a colocação das placas de identificação dos nomes das ruas no Loteamento São Gerônimo”

Por: José Luiz Madeira | Voz Livre
Colaboração: Milla Flores