Câmara de Vereadores de Orleans recebeu Élcio Willemann nesta segunda-feira (19)

Câmara de Vereadores de Orleans tem mais uma sessão Ordinária na ultima segunda-feira (19).

Inicialmente, subiu à tribuna Élcio Willemann, Reitor do Centro Universitário Barriga Verde, o Unibave. Na ocasião, ele fez prestação de contas referente às Bolsas Universitárias de 2014 ao primeiro semestre de 2019. “Houve uma redução das matrículas na Universidade, principalmente em 2018 e 2019, em decorrência do ajuste feito pelo estado de Santa Catarina quanto ao Ensino Fundamental passar de de 8 para 9 anos, então impactou o ingresso no Ensino Superior em 2018”, comenta o Reitor.

O assunto mais discutido durante a prestação de contas foi relacionado aos 22 alunos da instituição, que são bolsistas e que fizeram o “trancamento” do curso. Élcio foi questionado pela vereadora Mirele Debiasi a respeito da possibilidade de uma diminuição do período de matrícula dos alunos que “trancam” os cursos, pois isso acarreta ocupação de vagas que poderiam ser disponibilizadas a outras pessoas.
“Internamente, em nossos regimentos ficou determinado que o aluno pode ficar com a matrícula trancada por 2 anos consecutivos, depois ele deve retornar ou desistir do curso para abrir vaga para outros alunos”, esclareceu Élcio. Ele acrescenta também que no âmbito do Ministério da Educação, não é permitida a diminuição deste período.

Foram tratados também nesta noite, assuntos de grande interesse dos moradores do Bairro Rio Belo, que estiveram presentes acompanhando a votação de projeto.  Trata-se da Rua Albino Feltrin Bussolo, localizada no Bairro Rio Belo, a qual gerou grande discussão entre os Vereadores presentes na Casa Legislativa, pois está gerando polêmica em relação ao acesso às residências.

Também estavam acompanhando a sessão da câmara neste dia membros da Rede Feminina de Combate ao Câncer, colaboradores da Prefeitura, secretários municipais, além da imprensa e demais convidados

Fizeram uso da tribuna durante a Sessão: VEREADOR UDIR LUIZ PAVEI; VEREADOR OSVALDO CRUZETTA; VEREADOR JAIR GUIZONI; VEREADOR RODINEI PEREIRA; VEREADOR LUCAS CANEVER LIBRELATO; VEREADOR ANTÔNIO DIAS ANDRÉ e a VEREADORA MIRELE DEBIASI

 Mensagens:

PROJETO DE LEI Nº 037/2019 – ANULA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E ABRE CRÉDITO SUPLEMENTAR.

Correspondências Recebidas

  • Prefeito Municipal, encaminhando Projeto de Lei Nº 037/2019 e solicitando que o mesmo seja votado em regime de urgência, em turno único.
  • Prefeito Municipal e Coordenador do DME convidando para a abertura do campeonato municipal de futebol de campo, dia 24/08 a partir das 16h na comunidade de Taipa.

Projetos Aprovados

PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº 004/2019 – DISPÕE SOBRE O ‘INDÚSTRIAS LIMPAS’ – PROGRAMA DE INCENTIVO A IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS VOLTADOS A TECNOLOGIA E INOVAÇÃO E ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI COMPLEMENTAR Nº 1.923/2005 – CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIP – Autor(es): Poder Executivo
PROJETO LEI COMPLEMENTAR Nº 0006/2019 – ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI COMPLEMENTAR Nº 1.529  DE  24 DE MAIO DE 2000. – Autor(es): Poder Executivo

INDICAÇÕES

– Indicação nº. 0063/2019 – Autor(es): Jair Guizoni – “Que o executivo através da Comissão de Trânsito faça colocação de lombada na Rua Lady Felisbino, próximo a Associação da Prefeitura.”
– Indicação nº. 0064/2019 – Autor(es): Jair Guizoni – ” Que o Executivo faça a pavimentação com lajota na Rua Bruno Gruthal.”

Mais informações sobre as Sessões da Câmara de Vereadores de Orleans acesse:
https://www.orleanscamara.sc.gov.br/

Por: José Luiz Madeira | Voz Livre
Matéria e Foto: Milla Flores