Amurel entrega projeto de edificação para abrigar barcos de pesca para Laguna

A Amurel entregou recentemente a Laguna um projeto feito a partir da assessoria técnica da entidade, do Centro de Embarcações a ser construído na Praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna.

O local a ser construído será abrigo para 23 embarcações cadastradas pelas associações locais e credenciadas pela Secretaria de Pesca e Agricultura de Laguna. Estas embarcações atualmente não possuem estaleiros ou estão em áreas irregulares, próximos ao sambaqui, ou em áreas de risco.

O projeto arquitetônico prevê a construção em madeira, com conceito tradicional dos antigos barracões de pesca, com espaço também para a guarda e manutenção de redes de pesca. O próximo passo será buscar a anuência dos órgãos que solicitaram a regularização dos barracos antigos, como MPF, APA da Baleia Franca, ICMBio, Flama e MPSC. O Projeto possui área de 1.680m² em madeira, com captação da água da chuva, placas fotovoltaicas, biodigestor e será construído próximo ao deck da Praia do Cardoso.

A pesca artesanal em Laguna é destaque nacional, também pelo auxílio do boto tradicionalmente integrado à história da pesca no Brasil. A atividade é considerada uma manifestação cultural tradicional, secular e de ocorrência rara. O Estado de Santa Catarina é o maior produtor de pescados do Brasil e preservar a cultura e as tradições fazem parte deste projeto.

O material produzido pela Associação foi entregue pelo engenheiro sanitarista e ambiental da Amurel Alexandre Martins, a representantes da Secretaria de Pesca do município.

Fonte: Álvaro Dalmagro – Assessor de Comunicação