A Presidente do Sintramor fez uso da tribuna da Câmara de Orleans

O espaço foi utilizado, na última segunda-feira (25), e teve a intenção convidar os Vereadores, para participarem das assembleias dos dias dois e nove de abril, e frisar a importância do novo estatuto para os servidores municipais.

A Presidente do Sintramor (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço público de Orleans), Janes Aparecida de Lorenzi de Oliveira, fez uso da tribuna para convidar os vereadores a participarem das assembleias dos servidores públicos, que irão acontecer nos dias dois e nove de abril, e vão alterar o estatuto da entidade e o plano de cargos e salários. As assembleias irão acontecer às 19h00min, na sede da prefeitura no centro de Orleans.

As propostas de mudanças no estatuto viram através de decreto do executivo, que formou uma equipe para confeccionar as mudanças. Após a apreciação das propostas nas assembleias o mesmo deve ir à votação na câmara de vereadores.

De acordo com a presidente Janes Aparecida, as mudanças são de grande importância, “nosso estatuto é antigo e muitas mudanças são necessária, pois tem inclusive, situações que não está na legalidade”, ressalta a presidente. A reformulação do Estatuto vai mexer no plano de cargos e salários dos servidores municipais da cidade das colinas.

O estatuto já vem sendo discutido a aproximadamente um ano, e segundo Janes o novo plano de cargos e salário não vai ferir a lei de responsabilidade fiscal, “o cálculo será feito para corrigir os salários baixos, existem salários que são indígninos de se viver aqui ”, salienta Janes Aparecida.

Questionada pelo vereador Lucas Canever Librelato sobre qual o percentual de aumento, a presidente informou que a discussão do reajuste vai acontece durante a assembleia do dia dois, e segundo Janes, ela espera que este ano tenha um aumento real, pois o prefeito prometeu que neste ano concederia um reajuste.

Na ordem do dia, foram aprovados os seguintes projetos de Lei;

Projeto Lei complementar nº 0001/2019 que altera dispositivo da Lei nº 1.929 de 20 de dezembro de 2006 e dá outras providências, de autoria do Poder Executivo.

Projeto de Lei nº 0011/2019 que anula dotação orçamentaria e abre credito suplementar, também do Executivo.

Projeto de Lei nº 0012/2019 que autoriza o chefe do poder executivo municipal a firmar termo de fomento com a creche Santa Rita de Cassia e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 0013/2019 que autoriza o chefe do poder executivo municipal a firmar termo de fomento e dá outras providências.

Os projetos foram aprovados por unanimidade, além dos projetos, duas indicações do Vereador Lucas Canever Librelato, também foram aprovadas. Uma requer que Executivo encaminhe as relações das obras que serão realizadas através do Finisa, e quais são a ordem cronológica.

A outra, solicita a criação de uma Comissão para tratar da atualização do plano diretor, segundo o vereador, a atualização deveria acontecer a cada dez ano e a última já foi em 2007.

Por: Luizinho Voz Livre