5ª Conferência Municipal de Saúde de São Ludgero discute políticas públicas para a área da saúde

Considerada pela organização um sucesso de participação popular, a 5ª conferência trouxe esclarecimento, e um debate aprofundado sobres as políticas públicas para a área da saúde nas três esferas governamental.

Na última terça-feira (02), aconteceu em São Ludgero a 5ª conferência municipal de Saúde, o evento ocorreu no centro multiuso Dimas Schlickmann, e teve início às 13h00min.

A conferência acontece de quatro em quatro anos, e tem como finalidade debater e tirar políticas públicas para a área da saúde. O evento é muito importante, pois além da participação governamental, e profissionais da saúde, tem a participação da população.

Este ano foram debatidos três eixos, “saúde como direito”, “consolidação do SUS” e “financiamento adequado do SUS”. Em cada um dos eixos foram tiradas apontamento para as três esferas governamentais (Município, Estado e União), que poderão consolidar em políticas públicas.

Para a diretora de saúde de São Ludgero, Madalena Beltrame, a boa participação da população foi fundamental para o debate, “fiquei muito feliz, pois foi a primeira vez que houve bastante participação da população, e as pessoas se manifestaram bastante, achei bem produtiva”, destaca Madalena.

Já para a Secretária de saúde, Nilva Schlickmann Pickler, que coordenou toda a conferência, ela ressaltou em entrevista para a Rádio Voz Livre, também a participação da sociedade, e a organização do evento.

“Foi um trabalho amplamente planejado pelos seguimentos da saúde, a participação foi muito boa, teve a participação de todo seguimento da sociedade, tivemos uma participação muito grande dos usuários, foi muito positivo”, comenta a Secretária.

Também foram tirados os oitos delegados que representaram o município na 8ª conferencia estadual.

Segue na sequência os representantes de São Ludgero:

Seguimento dos usuários

  • Titular: Dalvan Frontino
  • Suplente: Antônio Carlos de Lima
  • Titular: Jessika Pires dos Santos
  • Suplente: Janaina Fabre dos Santos

Seguimento dos Trabalhadores da saúde

  • Titular: Josiane Monn
  • Suplente: Marisselma Durante

Seguimento da gestão

  • Titular: Nilva Schlickmann Pickler
  • Suplente: Maria Madalena Beltrame

Por: José Luiz Madeira | Voz Livre